Vocal Lab

Aulas de Canto e Música

As cinco técnicas vocais mais importantes para cantar bem

Eu sou o Kauê Fratello, professor de canto. Vamos falar um pouco sobre isso.

Vamos partir de que tudo o que fazemos é técnica, porque técnica significa "conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência". Se tudo é técnica, de qual técnica vocal estamos falando?

Veja bem, existem as técnicas de fundamento, de base, até as técnicas que tratam da estética, como os efeitos vocais, por exemplo, o vibrato, o trinado, e o staccato. Podemos usar uma técnica de fundamento como estética, como é o caso do falsete.

Todas as técnicas são importantes, a respiração do canto é a base da produção de tudo, a articulação nos ajuda e definir melhor as palavras, no timbre, e por aí vai. Se pensarmos no staccato, ele ajuda no vibrato, na velocidade, e na definição.

Por exemplo, no curso Vocal Lab, temos uma sequência de técnicas e exercícios para desenvolver a voz de forma gradual. Agora, quais são as 5 técnica vocais mais importantes para aprender a cantar bem?

Esta lista não é uma ordem, todas tem igual importância:

1 - ETVSO
2 - Trinado
3 - Treino de escalas
4 - Staccato
5 - Yodel


Vou explicar o motivo de cada um deles estarem nesta lista.

Quanto ao ETVSO - Exercícios com o trato vocal semi-ocluído: esta categoria compreende alguns exercícios que com certeza, se você já fez exercícios de canto, já fez algum deles, e seus benefícios são excelentes, e muito importantes para o desenvolvimento e manutenção da voz.

O trinado, é a reprodução de duas notas alternadamente, exemplo: cantar "Dó, Ré, Dó, Ré", com uma vogal. É importante para a definição, afinação e saúde vocal.

O treino de escalas, compreende a execução de uma escala estabelecida, como as escalas maiores, menores, pentatônicas maior e menor, escala menor harmônica e melódicas, etc. Muito importante para a afinação, percepção musical, desenvolvimento da criativa para o improviso, etc.

O staccato, traduzindo destacado, é cantar um destacado, com pausas curtas entre as notas, exemplo: "a-a-a-a-a". Este é importante para o condicionamento da voz, assim como o trinado, ajuda no desenvolvimento do vibrato, no entanto, é mais intenso, podendo ser difícil para algumas pessoas a sua execução.

O Yodel, é a quebra de registro, do registro modal para o elevado, ou do voz de peito para o falsete. Muito importante para o desenvolvimento da voz cantada, fortalece a musculatura, e facilita os agudos.

Com essas 5 técnicas vocais, você desenvolve integralmente suas habilidade vocais.

Quer saber mais? Conheça nossos cursos.




Formado em Finanças, Professor de música, comecei a dar aulas de canto e violão, até despontar na internet, e ter tido a ideia de criar um curso online, que começou com um e-book, virou um curso em 2016, e depois o Vocal Lab em 2018.

O objetivo é levar um profundo conhecimento e reflexão sobre as técnicas vocais, a música, e aumentar a consciência da própria vida através da arte. É um caminho difícil, que devemos trilhar, para sermos melhores a cada dia.

Meu nome é Kauê Chiaramonte Silva, mas por algum motivo, que eu não me lembro, coloquei Kauê Fratello no Facebook, e pegou, começaram a me chamar assim, e ficou desse jeito mesmo.

Kauê Fratello
O Professor