Vocal Lab

Aulas de Canto e Música

Introdução ao canto

Quem deseja cantar bem, precisa compreender duas coisas: a voz deve ter condicionamento muscular, e você precisa ter uma boa percepção musical - o resultado deve ser uma voz que consiga emitir com qualidade, as notas musicais de forma afinada, e estável. Por isso, estudamos exercícios para condicionamento muscular (condicionamento vocal), com as notas musicais.

Permanecendo com o panorama acima, o mais adequado e eficiente, é estudar todos os tons, em todos os registros, e modos de fonação, e possibilidades, incluindo vibrato, trinado, apogiatura, e glissando.

Mas tenha CALMA…

Vou explicar os conceitos acima citados, e outros tão importantes quanto.

Primeiro, temos a estrutura da voz, o que faz a voz ser produzida: o ar na respiração, as pregas vocais na laringe para a produção da voz, os músculos que aproximam, afastam, alongam e encurtam as pregas vocais, para os modos de fonação, extensão (registros vocais), para a velocidade de execução de uma escala, para os timbres, etc. São elementos pertinentes à voz humana, e o estudo dedicado a este tema, chama-se fisiologia.

Dividimos os estudos vocais em blocos, ou como se fossem caixas, em módulos, para estudarmos com mais eficiência. Nas aulas de canto, com os professores de canto, você verá este mesmo esquema, e também no Curso Vocal Lab, que é o meu curso de canto online.

Você encontrará da seguinte forma: respiração do canto, diafragma, apoio, extensão vocal, registros vocais, potência vocal, modos de fonação, efeitos vocais, ressonância, projeção vocal, vocalizes, ETVSO, aquecimento e desaquecimento vocal, classificação vocal, e ainda algumas variações.

Sobre a música, temos: as notas musicais, intervalos, campo harmônico, escalas, modos gregos, escala pentatônica, escala menor melódica, tríade, altura, volume, ritmo, tempo, estilo musical, etc.

Precisamos treinar a nossa memória sonora e rítmica, e condicionar os músculos da nossa voz, para que execute essas notas, em todas as suas possibilidades. Para isso temos os exercícios vocais, e os vocalizes. Os exercícios vocais, são os movimentos propostos, seja cantar uma vogal, ou vibração com os lábios; os vocalizes, são as melodias tocadas em um instrumento (geralmente ao som do piano), para serem acompanhadas pela voz ao fazer os exercícios vocais.

Há inúmeras possibilidades, e justamente por essa questão, é muito fácil errar. Por isso eu recomendo que você siga um método testado, e tenha um professor de canto, o que geralmente é mais eficiente, traz melhores resultados, e em menor tempo.

Voltando às questões do canto - nós temos o canto popular, e o canto erudito. São estilos cuja diferença é estética, portanto, é também técnica, porque alguns movimentos do trato vocal, são diferentes.

O canto erudito está relacionado à música clássica, há também os musicais, e a ópera, que tem certa influência do canto erudito. Ao ouvir uma peça erudita, você pode perceber que o som é mais “cheio”, enquanto no canto popular, o som é mais “médio” - claro que essa é uma percepção sonora que pode ser diferentemente percebida de pessoa para pessoa.

Outro tipo de canto, que não é bem um estilo, é o canto gregoriano, onde é comum os cantores utilizarem uma forma de expressão vocal parecida com o canto erudito, no entanto, o canto gregoriano é mais de 500 anos mais antigo que o erudito, e é tradicionalmente cantado em latim nas missas da igreja católica.

Existem outros tipos de canto, e culturas que não serão abordadas aqui, por questões de foco.
Formado em Finanças, Professor de música, comecei a dar aulas de canto e violão, até despontar na internet, e ter tido a ideia de criar um curso online, que começou com um e-book, virou um curso em 2016, e depois o Vocal Lab em 2018.

O objetivo é levar um profundo conhecimento e reflexão sobre as técnicas vocais, a música, e aumentar a consciência da própria vida através da arte. É um caminho difícil, que devemos trilhar, para sermos melhores a cada dia.

Meu nome é Kauê Chiaramonte Silva, mas por algum motivo, que eu não me lembro, coloquei Kauê Fratello no Facebook, e pegou, começaram a me chamar assim, e ficou desse jeito mesmo.

Kauê Fratello
O Professor